A Avenida Tamandaré ganhou ares de modernidade desde o último dia 28 de abril, segunda-feira. Foram instalados dois novos sistemas de semáforos no cruzamento desta importante via arterial com as ruas Silveira Martins e Largo Hugolino Andrade/Rua dos Andradas. O funcionamento dos equipamentos está colaborando para uma melhor regulação do fluxo dos veículos e da atenção dos condutores, trazendo reflexos na segurança viária.
Conforme Marcio Goularte, Secretário de Trânsito, os semáforos foram substituídos, pois estavam degradados pelo tempo e fora do padrão. “Agora temos melhoria tecnológica, padrão de semáforos digitais”, diz ele. Segundo Marcio, os semáforos da Avenida João Goulart também estão nessa mesma situação, e em um cronograma para serem substituídos. Serão colocados três novos sistemas de semáforos por ano, até que todos tenham sido trocados.
Os novos equipamentos possuem tecnologia que permite regular o tempo de cada sinal conforme o fluxo diário em cada sentido da via. Por exemplo, no final da tarde, é possível liberar mais o fluxo no sentido que tenha tradicionalmente mais movimento. Na visão de Marcio Goularte, os novos semáforos trazem “uma mudança drástica, com maior respeito do condutor pelo equipamento, melhoria no fluxo e segurança”.

No modelo antigo, o semáforo do sentido centro-bairro da Avenida Tamandaré, no cruzamento da Rua Silveira Martins, ficava fechado quando o semáforo deste mesmo local estava aberto para o acesso à esquerda. Isso provocava um congestionamento de veículos em certos momentos do dia. Agora, é possível que o trânsito nas duas direções esteja liberado ao mesmo tempo, o que melhorou significativamente a mobilidade no local.
Ainda restam, para a conclusão definitiva da instalação, a necessidade de ajustar a sinalização da via e as marcas de canalização, o que será feito nos próximos dias, conforme o secretário.